Pequenos Astronautas


Quem são e o que são os Pequenos Astronautas?
Pequenos Astronautas é o apelido que escolhemos para designar os dois pequenos viajantes, que entraram em nossas vidas, sendo o primeiro, astronauta Artur, a aterrissar (Aterrissar ou Aterizar = Clica nas palavras para saber) neste planeta no dia 18 de Março de 2011, e o segundo a aterrissar em 20 de Janeiro de 2014. 
Estes pequenos mudaram as nossas vidas, cada um com seu estilo, com suas histórias, que misturadas a nossa história e experiência neste universo da paternidade e maternidade, abriu um capítulo novo em nossas vidas. 
De lá até o momento que escrevo este texto em uma manhã de domingo do dia 07 de Novembro do ano 2021, muitas coisas vivemos juntos. 
Muitas aventuras, muitas emoções, muitas histórias.
Rimos, nos angustiamos, choramos, vibramos, torcemos, oramos muito, nos revoltamos em alguns momentos, nos reinventamos e fortalecemos muito nosso vínculo. 
Neste Novembro de 2022, inicio aqui as primeiras linhas, a tanto procrastinadas, para contar um pouco da história destes dois aventureiros, heróis de nossas vidas. 
Mas porque "Pequenos Astronautas?". Este apelido surgiu, quando, em 2017, voltando de uma viagem a Carretera Austral, uma amiga, Monique Colombo, nos propôs a possibilidade de fazer um ensaio fotográfico de Família. Ela estava iniciando alguns experimentos diferentes, onde propunha fazer o registro do cotidiano sem filtros da rotina de uma família. Nós honrosamente fomos uma das famílias escolhidas por ela. E combinamos que ela registraria, por conta dos nossos gostos por viagens, o dia e o momento exato de nosso regresso e chegada a nossa casa, da viagem que fazíamos a fantástica Carretera Austral (Nesta viagem, fomos com o Motor Home BEE, Uma Renault Master Furgão L3H2). E assim foi feito. Estava ela lá esperando, no dia e exato momento que chegamos em casa. E pedia para que fizéssemos de conta que ela não estava lá. Deveríamos nos esforçar para faze-la Invisível (muito difícil), pois a ideia era que ela pudesse capturar com a máxima naturalidade nossa rotina (Postarei aqui, futuramente algumas destas fotos). 
Não lembro exatamente quem usou o termo "pequenos astronautas" pela primeira vez, se nós ou a Monique, para designar os dois moleques. O Fato é que foi dito de forma bem despretensiosa, porém a Monique, com sensibilidade e uma artista incomum, transformou esta designação em uma aquarela, que mais tarde, foi transformada em um quadro, e depois a mesma imagem foi plotada na traseira do Yete, nosso Motor Home. 
E, havíamos com esta alcunha, "pequenos astronautas", encontrado uma designação de grande significado, para descrever o espírito, que gostaríamos de influenciar na personalidade destes dois pequenos. É claro que sabemos que a jornada da formação da personalidade é feita de diversas influencias e diversas heranças, inclusive as ancestrais e talvez espirituais e invisíveis, mas entendíamos que o nosso legado para eles, eram o da boa influência, a influência de fazê-los ver que a curiosidade, o espírito livre, questionador, explorador, com ganas de viver e se aventurar, pudesse ser a melhor e mais nobre herança que podíamos passar a eles. Sempre digo que não importa herança financeira e patrimonial, mas se conseguirmos colecionar juntos, memórias afetivas fortes, bons e singelos momento, lembranças boas, carregadas de amor e ímpeto de viver, teremos comprido nossa função como pais. 
E a figura dos Pequenos Astronautas, traz todos estes significados, desde a pré-disposição por abraçar o desconhecido, olhar o mundo de outra perspectiva, ímpeto investigativo e curioso, vontade de viver, explorar e com isso aprender ensinando. A linda imagem em aquarela da Monique, trazia todo este significado, e assim começamos a nominá-los: Pequenos Astronautas

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Youtube dos Pequenos Astronautas